Bugatti
Hummer
Mercedes
Mercedes
McLaren
McLaren
McLaren
Porsche
Pininfarina
Pininfarina
Pininfarina
Pininfarina
BMW
BMW
BMW
BMW
Ford
Ferrari
Ferrari
Ferrari
Ferrari
Ferrari
Lamborghini
Mazda
As fabricantes automóveis também fazem bicicletas…

Que as fabricantes automóveis ganham muito dinheiro a vender outros produtos com a sua "assinatura" já todos sabiam, basta ver o caso da Ferrari, cuja receita do "merchandising" quase ultrapassa as vendas de automóveis. Também é sabido que muitas marcas automóveis são especialistas em motos. Veja-se o caso da BMW, com a sua divisão BMW Motorrad. Aquilo que muitos não sabiam é que muitas empresas automóveis também constroem… bicicletas!

Sim, leu bem! Muitos fabricantes automóveis já entraram no "negócio" das bicicletas e há exemplos para todos os gostos. Desde as mais exóticas e exclusivas, a modelos mais "acessíveis" e "normais". Tal como acontece com os automóveis…

Como tal, reunimos algumas das bicicletas mais fantásticas construídas por marcas automóveis para lhe mostrar que nem sempre são os "cavalos" ou o registo dos 0 aos 100 km/h que ditam as regras. Neste caso é (só) o design que "manda"…

Bugatti

Se está à procura de um acessório para completar o "look" do seu Bugatti Chiron de 2.3 milhões de euros, esta bicicleta da marca francesa pode ser a resposta. Custa 32.650 euros e é constituída por 95 por cento de fibra de carbono. O mesmo é dizer que é extremamente leve (aproximadamente cinco quilos). Aliás, é mesmo uma das bicicletas mais leves que poderá comprar…

Hummer

Quando falamos de Hummer estamos habituados a ver verdadeiros "mastodontes" que não só ofuscam todos os outros automóveis à sua volta como exigem que compre a sua própria "bomba" de combustível.

Mas a empresa norte-americana também entrou no mundo das bicicletas, construindo um modelo que é em tudo diferente dos seus automóveis. É pequeno, prático e pensado para uma utilização citadina. E só custa 700 euros…

Mercedes

O Mercedes Classe G é uma das máquinas off-road mais radicais do mercado. E se pensarmos nas versões G63 AMG 6x6 e G500 4x4² essa ideia ainda fica mais reforçada. Aquilo que muitos não sabem é que a Mercedes também faz "máquinas todo-o-terreno" de duas rodas. O preço começa nos 3300 euros.

McLaren

Denominada S-Works McLaren Roubaix, esta Specialized desenvolvida em parceria com a McLaren é uma bicicleta de estrada composta quase na totalidade por fibra de carbono.

O design está longe de ser radical, mas a famosa pintura "Papaya Orange" da marca britânica – remonta aos tempos de Bruce McLaren – faz deste bicicleta de 11 mil euros um exemplar muito elegante.

Porsche

Quando falamos de Porsche RS a nossa imaginação remete-nos de imediato para o mundo dos supercarros- Mas a verdade é que este é o nome de uma bicicleta produzida pela marca de Estugarda.

Custa aproximadamente sete mil euros e o facto de ser composta (na sua maioria) por fibra de carbono faz deste um modelo extremamente leve.

Pininfarina

A Pininfarina ficou famosa por ser uma das "casas" de design mais importantes do mundo… e por ter feito alguns dos Ferrari mais belos da história. Mas a verdade é que este estúdio de design também se aventurou no mundo das bicicletas.

Denominada Fuoriserie, esta bicicleta conta com um quadro cromado e vários apontamentos em couro, numa mistura muito elegante e de inspirações "retro". O preço começa nos 8600 euros.

BMW

A BMW lançou-se no mundo dos eléctricos com o i3 e com i8 (híbrido). Mas como estes modelos electrificados são destaque pelas baixas autonomias (em modo 100 por cento eléctrico) a marca de Munique desenvolveu em paralelo uma bicicleta eléctrica para melhorar a mobilidade dos seus clientes dentro da cidade.

Dessa ideia surgiu a BMW Cruise E-Bike, uma bicicleta eléctrica que consegue acelerar até aos 25 km/h. O preço de venda ronda os 2800 euros.

Para aqueles que quiserem um "brinquedo" inspirado na divisão de alta performance da marca – "M" – a BMW tem outra "máquina" de duas rodas no catálogo.

Denominada M Bike Limited Carbon Edition, é, tal como o nome sugere, uma versão limitada a 500 unidades. O quadro é em alumínio e a "forqueta" e o espigão do selim em fibra de carbono.

Disponível no tom Marina Bay Blue Metallic, tal como o novo BMW M5, tem um preço que começa nos 1400 euros.

Ford

A Ford Super Cruiser by Pedego é uma bicicleta eléctrica que combina um "look" futurista com inspirações do passado. O resultado é uma bicicleta curvilínea, de aspecto radical e que consegue acelerar facilmente até aos 32 km/h. O preço deste modelo começa nos 3000 mil euros.

Ferrari

O departamento de "branding" da Ferrari é especialista em rentabilizar o logo do "Cavallino Rampante". Desde relógios a parques temáticos, passando por perfumes e linhas de roupa, é possível comprar todo o tipo de produtos com o símbolo da marca de Maranello.

Como tal, é sem surpresa que se percebe que a Ferrari também já "emprestou" o seu logo a várias bicicletas, entre elas uma Bianchi SF01 de estrada que resultou da parceria entre a Ferrari e a icónica fabricante de bicicletas italiana.

Com um preço que começa nos 15 mil euros, esta bicicleta está longe de ser uma pechincha, mas o símbolo da Ferrari vem com um preço. Ainda assim, esta bicicleta esconde alguns trunfos na manga. O quadro em carbono pesa apenas 780 gramas e a bicicleta vem equipada com um sistema anti vibração que "cancela" todo o ruído e torna o "passeio" bastante mais agradável.

Lamborghini

Tal como sempre aconteceu, se a Ferrari tem uma bicicleta, a rival Lamborghini também não quer fazer por menos. Por isso, a marca de Sant’Agata Bolognese uniu esforços com a suíça BMC para construir uma bicicleta limitada a apenas 250 unidades.

Custa aproximadamente 3300 euros e conta com uma transmissão automática de duas velocidades e uma corrente em fibra de carbono.

Mazda

Ao contrário do que acontece com os exemplos acima, este exemplar da Mazda não está à venda. Denominada Mazda’s Bike by Kodo Concept, esta bicicleta é um exercício de design inspirado na linguagem de estilo da marca japonesa.

O resultado final é fantástico, mas as mudança fixa e a roda traseira tapada não o vão ajudar nas subidas…

Em destaque